Em diversos aplicações os operadores são expostos a uma quantidade significante de alarmes, o que dificulta a análise de uma ocorrência ou a predição de uma possível pane no sistema. A literatura enumera casos em que o gerenciamento de alarmes poderia ter evitado diversas catástrofes, como o ocorrido na fábrica da DuPont localizada na cidade de Belle nos Estados Unidos, onde houve o vazamento de aproximadamente 930 quilos de cloreto de metila na atmosfera, onde o relatório de investigação apontou que o sensor de rachadura do disco de ruptura, que liberaria o gás, estava alarmando cinco dias antes do ocorrido.


Para a criação de um mecanismo facilitador na análise de alarmes, o Action.NET é composto por um controle capaz de filtrar os alarmes por “áreas” pré-definidas. Dessa forma, o operador é capaz de analisar os alarmes atuados no sistema e tomar decisões rapidamente.


Além desta funcionalidade o Action.NET conta com diversas outras interações com os alarmes cadastrados.


Segue o passo-a-passo da lógica de áreas de alarmes e algumas funcionalidades específicas dessa ferramenta.


1. Vá ao menu Edit > Tags > Objects e crie quatro tags conforme mostrado na tabela abaixo.


Name
Type
Tag1
Integer
Tag2
Integer
Tag3
Integer
Tag4
Integer

Tabela 1 – Tags que devem ser criadas.


Clique com o botão direito do mouse em cima da tag ZZ_System e escolha a opção Go to Template. Crie mais duas novas tags conforme a tabela 2.


Name
Type
AlarmFilter
Text
SelectedArea
Text

Tabela 2 – Tags que devem ser criadas no template especificado.


2. No mesmo menu Edit, vá em Alarms > Areas e clique em AlarmAreas com o botão direito do mouse. Escolha a opção New Area. Crie duas novas áreas com subáreas como mostrado na figura 1.


Figura 1 – Áreas e subáreas que devem ser criadas.


3. Vá para aba Items e preencha conforme mostrado na figura 2.


Figura 2 – Itens que devem ser criados.


4. O display que será usado para teste será como o da figura 3. Cada parte será explicada individualmente.


Figura 3 – Display de teste.


5. A parte 1 é responsável por alterar os valores das tags que estão relacionadas aos alarmes. Quando o valor de alguma for maior que 95, seu respectivo alarme será acionado. Para configurá-la, siga os passos descritos abaixo:

  • No primeiro slider, na opção SliderValue, coloque Tag.Tag1.Value. Para os demais sliders, troque a parte em negrito pela tag correspondente.
  • Clique duas vezes no botão RESET e configure-o conforme a figura abaixo. Repita o processo para os demais botões com suas respectivas tags.


Figura 4 – Configurações do botão RESET.


6. A parte 2 indica a janela onde todos os alarmes disparados serão mostrados. Ele é encontrado no menu esquerdo. Não é necessário configuração.


7. A parte 3 é o componente AlarmArea. Ele pode ser encontrado no menu esquerdo. Sua função é mostrar as áreas e subáreas do alarme. Após adicionado à tela, clique duas vezes para configurá-lo. No campo SelectedArea coloque a tag ZZ_System.SelectedArea


8. A parte 4 é responsável por mostrar a quantidade total de alarmes de cada área, bem como os alarmes que ainda não foram reconhecidos. Para configurar a Contagem Total, coloque a tag Alarm.Area.Area1.TotalCount na Área1 e Alarm.Area.Area2.TotalCount na Área2. 


Já para configurar a quantidade dos alarmes sem reconhecimento, coloque a tag Alarm.Area.Area1.UnAckCount na Área1 e Alarm.Area.Area2.UnAckCount na Área2. 


9. Na parte 5, há duas funcionalidades para cada área: reconhecer todos os alarmes e desabilitar os alarmes. Para a primeira funcionalidade, configure conforme a figura 5.


Figura 5 – Configuração para o botão de reconhecer todos os alarmes de cada área.


Para configurar a segunda funcionalidade, coloque como mostrado na figura 6.


Figura 6 – Configuração para o botão de desabilitar os alarmes de cada área.


Os círculos ao lado do botão indicam se os alarmes estão habilitados (cor verde) ou desabilitados (cor vermelha). Para configurar, basta clicar no círculo e preencher da maneira mostrada na figura 7.


Figura 7 – Configuração para o círculo ao lado do botão de desabilitar.


10. As partes 6 e 7 tem como objetivo filtrar apenas os alarmes desejados de uma área específica. Inicialmente, a parte 6 escolhe a área que deseja-se visualizar. Para isso, clique duas vezes no botão de “Filtrar” e escolha as opções Action > RunScript > New. O CodeBehind abrirá. Coloque o script mostrado na figura 8.


Figura 8 – Script que deverá ser adicionado ao CodeBehind.


Obs.: O nome do método pode variar dependendo do seu projeto. O importante é relacionar corretamente o método ao botão. Para visualizar a área selecionada, basta colocar uma label com a tag Tag.ZZ_System.SelectedArea.


11. Por fim, a parte 7 é responsável por mostrar os alarmes filtrados de acordo com a área selecionada. Ele é encontrado no menu esquerdo . Clique duas vezes para configurá-lo. Para isso, basta adicionar a tag Tag.ZZ_System.AlarmFilter.Value no campo Filter e clicar em Ok.